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SEGURANÇA NA PISTA E NO AR 02!!!!!!!!!
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SEGURANÇA NA PISTA E NO AR 02!!!!!!!!!
Olá!! o texto está na integra e reflete as opiniões apenas do seu autor.
Em vôo.
- Planeje seu vôo. Observe os colegas que estão no ar. Veja que tipo de vôo eles estão fazendo.
- A menos que você goste de "fortes emoções" não decole se tiver mais de quatro colegas voando. Espere um pouquinho que certamente a maioria vai pousar junto e céu será todo seu, nem que seja por alguns breves minutos...
-Se você estiver voando e de repente decolar um daqueles "kamikases" cujo rádio tem uma trava na parte superior do stick do acelerador, não titubeie, pouse na primeira oportunidade ( caso você a consiga...).
-Se não conseguir pousar, aceite um conselho fique bem juntinho dele. Depois de você pousar, proteja seu avião e vá para dentro do carro até a "figura" pousar. Caso esse tipo de piloto seja a maioria no seu clube, troque de clube, as vezes é
melhor andar uns quilômetros a mais de carro e voltar inteiro para casa...
- Todo mundo gosta de dar rasantes na pista, se esse for o caso, tente sugerir aos colegas que estão voando, um sentido único de tráfego, isso vai facilitar as coisa para todos
- Cuidado com aqueles que gostam de ficar praticando "U-control" no meio da pista! Isso vai transformar seu vôo num
verdadeiro "globo da morte horizontal". Suba seu modelo até uma altura segura diminua o motor e curta um vôozinho planado sem stress. O cara lá embaixo logo vai cansar e você terá sua chance de dar uma passada na pista.
- Procure manter seu vôo num quadrante a sua frente de modo a formar um angulo de não mais que 60º em relação ao solo. O angulo ideal para uma visão perfeita do modelo é de 45º. Lembre-se a 90º o avião está sobre a sua cabeça e ângulos maiores você estará sobrevoando o pessoal que esta atrás de você!
- Nunca faça "mergulhos" com o avião na sua direção ou de qualquer pessoa. Tenha em mente que os rádios podem falhar de uma hora para a outra, as superfícies trancam sem mais nem menos e ai só resta jogar o transmissor longe e se atirar no chão...
- Se o modelo que você esta pilotando é um avião, voe como um avião! Não faça manobras rápidas e nervosas. O bom piloto se conhece pela "limpeza" dos comandos. Aviões nervosos denunciam pilotos inexperientes! Faça manobras firmes e decididas, não comece um loop e termine num oito cubano permeado de rolls! Outra coisa se você gosta muito de fazer
"torque roll" aceite a minha sugestão compre um helicóptero, vai ser muito mais fácil... Afinal o esporte que você está praticando é AEROMODELISMO, isso quer dizer que você está pilotando um "modelo de avião" e que deve voar como um avião. Por acaso você já viu algum avião real fazer "torque roll"?
- Tenha autocrítica não tente realizar manobras que pilotos experientes fazem. Se você gosta de acrobacias, consiga um bom instrutor e treine bastante que você chega lá. Lembre-se que o modelo para acrobacia deve ter um ajuste preciso e delicado, cada modelo tem sua própria característica e fatalmente executará algumas manobras melhor do que outras.
- Conheça o avião que esta pilotando, saiba aonde anda o CG, verifique a velocidade de stall, use o motor com parcimônia,
"trime" o avião colocando-o numa altura segura, contra o vento e ajuste-o para que se mantenha em uma atitude retilínea e nivelada sem que voce estaja atuando nos controles. Verifique o quanto é necessário atuar nos "trimers" dos sticks
para que o modelo mantenha-se nessa atitude. Quanto mais no centro ficarem os "trimers" mais "acertado" estará o seu avião.
- Não abuse da quantidade de comando nas superfícies, lembre-se que um aileron com muito comando produz um elevado arrasto, ou seja, ocasiona uma perda de sustentação da asa. Quando você atua no aileron você esta "estolando" o lado da asa que o aileron subiu e aumentando a sustentação no lado oposto onde o aileron baixou . Por isso o avião faz a curva, metade da asa "cai" e a outra metade "sobe".
- Outro item importante que vai garantir um fim de semana com vôos tranqüilos é uma cuidadosa inspeção nas baterias do rádio. Fique atento para packs com o fio negativo que apresenta uma coloração escura ou azulada. Isso indica que alguma célula no pack vazou, indicando que você deve providenciar o mais breve possível a substituição do mesmo. Geralmente isso ocorre quando o pack é fica muito tempo ligado ao carregador. Estou falando para o pessoal que deixa o rádio carregando durante 15 horas, depois usa o rádio durante 30 a 40 minutos no campo e depois aplica mais 15 horas de carga
- Se você é novato no aeromodelismo tenha o máximo de critério para escolher seu instrutor. Lembre-se que ele será o seu "guru" na prática do modelismo. Escolher um instrutor é como escolher uma namorada, você não é obrigado a pegar a primeira que aparece na sua frente... Observe o pessoal que está voando. Observe o modo de pilotar de cada um. Observe as conversas. Evite escolher como instrutor um daqueles camaradas que "sabe tudo", entende de aerodinâmica, de motor, de rádio, de combustível, de acrobacia e como se não bastasse fica a tarde toda falando com um e com outro disso e daquilo... Lembre-se do ditado árabe " O tolo fala o sábio escuta "... Se você encontrar um piloto que faça uma boa decolagem deixando o avião correr na pista e elevar-se gradativamente ganhando altura numa trajetória retilínea; que durante o vôo mantenha o avião num vôo suave e preciso; que utilize constantemente o stick do
acelerador, ora aplicando motor ora reduzindo; que durante o procedimento de pouso traga o avião nivelado ao entrar na pista mantendo-o assim até tocar a mesma sem sobressaltos, pulos ou perda a alinhamento do eixo da pista,
certamente esse será um bom instrutor.
Muitas outras coisa poderiam ser ditas a respeito da segurança na prática do aeromodelismo, mas acredito que se conseguirmos operacionalizar somente essas já teremos dado um grande passo no caminho de um esporte mais saudável e seguro para todos.
By, Mano
Em vôo.
- Planeje seu vôo. Observe os colegas que estão no ar. Veja que tipo de vôo eles estão fazendo.
- A menos que você goste de "fortes emoções" não decole se tiver mais de quatro colegas voando. Espere um pouquinho que certamente a maioria vai pousar junto e céu será todo seu, nem que seja por alguns breves minutos...
-Se você estiver voando e de repente decolar um daqueles "kamikases" cujo rádio tem uma trava na parte superior do stick do acelerador, não titubeie, pouse na primeira oportunidade ( caso você a consiga...).
-Se não conseguir pousar, aceite um conselho fique bem juntinho dele. Depois de você pousar, proteja seu avião e vá para dentro do carro até a "figura" pousar. Caso esse tipo de piloto seja a maioria no seu clube, troque de clube, as vezes é
melhor andar uns quilômetros a mais de carro e voltar inteiro para casa...
- Todo mundo gosta de dar rasantes na pista, se esse for o caso, tente sugerir aos colegas que estão voando, um sentido único de tráfego, isso vai facilitar as coisa para todos
- Cuidado com aqueles que gostam de ficar praticando "U-control" no meio da pista! Isso vai transformar seu vôo num
verdadeiro "globo da morte horizontal". Suba seu modelo até uma altura segura diminua o motor e curta um vôozinho planado sem stress. O cara lá embaixo logo vai cansar e você terá sua chance de dar uma passada na pista.
- Procure manter seu vôo num quadrante a sua frente de modo a formar um angulo de não mais que 60º em relação ao solo. O angulo ideal para uma visão perfeita do modelo é de 45º. Lembre-se a 90º o avião está sobre a sua cabeça e ângulos maiores você estará sobrevoando o pessoal que esta atrás de você!
- Nunca faça "mergulhos" com o avião na sua direção ou de qualquer pessoa. Tenha em mente que os rádios podem falhar de uma hora para a outra, as superfícies trancam sem mais nem menos e ai só resta jogar o transmissor longe e se atirar no chão...
- Se o modelo que você esta pilotando é um avião, voe como um avião! Não faça manobras rápidas e nervosas. O bom piloto se conhece pela "limpeza" dos comandos. Aviões nervosos denunciam pilotos inexperientes! Faça manobras firmes e decididas, não comece um loop e termine num oito cubano permeado de rolls! Outra coisa se você gosta muito de fazer
"torque roll" aceite a minha sugestão compre um helicóptero, vai ser muito mais fácil... Afinal o esporte que você está praticando é AEROMODELISMO, isso quer dizer que você está pilotando um "modelo de avião" e que deve voar como um avião. Por acaso você já viu algum avião real fazer "torque roll"?
- Tenha autocrítica não tente realizar manobras que pilotos experientes fazem. Se você gosta de acrobacias, consiga um bom instrutor e treine bastante que você chega lá. Lembre-se que o modelo para acrobacia deve ter um ajuste preciso e delicado, cada modelo tem sua própria característica e fatalmente executará algumas manobras melhor do que outras.
- Conheça o avião que esta pilotando, saiba aonde anda o CG, verifique a velocidade de stall, use o motor com parcimônia,
"trime" o avião colocando-o numa altura segura, contra o vento e ajuste-o para que se mantenha em uma atitude retilínea e nivelada sem que voce estaja atuando nos controles. Verifique o quanto é necessário atuar nos "trimers" dos sticks
para que o modelo mantenha-se nessa atitude. Quanto mais no centro ficarem os "trimers" mais "acertado" estará o seu avião.
- Não abuse da quantidade de comando nas superfícies, lembre-se que um aileron com muito comando produz um elevado arrasto, ou seja, ocasiona uma perda de sustentação da asa. Quando você atua no aileron você esta "estolando" o lado da asa que o aileron subiu e aumentando a sustentação no lado oposto onde o aileron baixou . Por isso o avião faz a curva, metade da asa "cai" e a outra metade "sobe".
- Outro item importante que vai garantir um fim de semana com vôos tranqüilos é uma cuidadosa inspeção nas baterias do rádio. Fique atento para packs com o fio negativo que apresenta uma coloração escura ou azulada. Isso indica que alguma célula no pack vazou, indicando que você deve providenciar o mais breve possível a substituição do mesmo. Geralmente isso ocorre quando o pack é fica muito tempo ligado ao carregador. Estou falando para o pessoal que deixa o rádio carregando durante 15 horas, depois usa o rádio durante 30 a 40 minutos no campo e depois aplica mais 15 horas de carga
- Se você é novato no aeromodelismo tenha o máximo de critério para escolher seu instrutor. Lembre-se que ele será o seu "guru" na prática do modelismo. Escolher um instrutor é como escolher uma namorada, você não é obrigado a pegar a primeira que aparece na sua frente... Observe o pessoal que está voando. Observe o modo de pilotar de cada um. Observe as conversas. Evite escolher como instrutor um daqueles camaradas que "sabe tudo", entende de aerodinâmica, de motor, de rádio, de combustível, de acrobacia e como se não bastasse fica a tarde toda falando com um e com outro disso e daquilo... Lembre-se do ditado árabe " O tolo fala o sábio escuta "... Se você encontrar um piloto que faça uma boa decolagem deixando o avião correr na pista e elevar-se gradativamente ganhando altura numa trajetória retilínea; que durante o vôo mantenha o avião num vôo suave e preciso; que utilize constantemente o stick do
acelerador, ora aplicando motor ora reduzindo; que durante o procedimento de pouso traga o avião nivelado ao entrar na pista mantendo-o assim até tocar a mesma sem sobressaltos, pulos ou perda a alinhamento do eixo da pista,
certamente esse será um bom instrutor.
Muitas outras coisa poderiam ser ditas a respeito da segurança na prática do aeromodelismo, mas acredito que se conseguirmos operacionalizar somente essas já teremos dado um grande passo no caminho de um esporte mais saudável e seguro para todos.
By, Mano
paulo sousa- Aluno ou Curioso
- Número de Mensagens : 36
Idade : 58
Localização : Santa Inês-MA
Freqüência de Rádio : 72.030/72.290
Data de inscrição : 26/05/2008
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