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Gyro em Aviões

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Gyro em Aviões

Mensagem por Rodrigo Gonzalez em Qui 17 Abr 2008, 17:13

Prezados,

Li alguma coisa sobre a utilização de gyro em aviões com a finalidade de estabilização do modelo por conta de comandos externos(vento por exemplo) nas superficies de comando... scratch scratch scratch Utiliza-se no aileron/profundor ou leme/profundor...

Inclusive utiliza-se bastante em 3D affraid , diz por ai que fica facinho de botar o bicho no torque roll! Contaê Líssio! Twisted Evil

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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Fernando Maues em Qui 17 Abr 2008, 18:46

Andamos uma epoca fazendo umas experiencias com giro em aviões, a pilotagem fica esquisita pois tudo que voce faz o giro desfaz, voce esta fazendo uma curva o giro quer estabilizar o avião mas para o TQROLL não fizemos. Rolling Eyes
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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Rodrigo Gonzalez em Qui 17 Abr 2008, 18:53

Pois é Maues,

Pelo que li existem dois tipode de gyro e dentre estes os menos sensíveis são interessantes... Vou pesquisar mais, mas se alguem souber de algo...

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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Rodrigo Gonzalez em Sex 25 Abr 2008, 10:39

Pois bem,

Vejam o que achei num fórum do Orkut que participo:


Os gyros podem usar tanto servos Standard como Digitais. Obviamente os digitais têm resposta mais rápida e precisa... Na cauda de um heli isso dá muita diferença, mas para um avião não faz muita, então, os meus usam servos Standard.

A grande sacada dos Gyros é que os bons (e novos) têm dois modos: Heading Hold e Normal. No modo normal o Gyro
só vai compensar o movimento causado por fatores externos (como vento,
torção da rota por fatores aerodinâmicos, etc). Esse é o modo usado por
aviões durante o vôo normal de circuitos. Se o gyro
"sentir" que o avião se mexeu sem o comando do stick, ele imediatamente
aplica comando para corrigir aquele movimento (se o movimento deslocou
o avião para a esquerda, ele aplica o mesmo tanto de movimento para a
direita, mantendo o avião na mesma posição).

Em modo Heading Hold o Gyro
vira quase um "GPS". Ele é capaz de "sentir" o menor dos movimentos sem
comando do stick e vai colocar o avião/heli na mesma exata posição em
que estava antes de se mexer. Esse modo deve ser evitado em aviões
durante o vôo normal porque em algumas manobras você simplesmente
depende que o avião "deslize" por si só. Pra exemplificar, se você
coloca um gyro em Heading Hold no leme e vai fazer uma curva só com aileron/profundor, o gyro
vai "sentir" que o avião mudou a posição do nariz, mas não foi dado
comando de leme e vai aplicar leme até o nariz apontar exatamente na
posição anterior, o que vai na melhor das hipóteses te dar um belo
susto.

Já quando se faz "torque roll" e se tem 2 gyros, um no
leme e um no profundor, no momento exato que o nariz do avião fica na
posição desejada, basta passar o gyro
para Heading Hold. Se bem configurado, ele vai controlar esses comandos
pra você e sua participação no Torque Roll vai se limitar ao
acelerador. Se o avião se mexer os gyros colocam o nariz dele apontando
naquela posição "pendurada" de novo com perfeição. Aí, quando quiser
sair pra vôo novamente é só passar o gyro pra modo Normal e voar como quiser...

...Gyros o negócio é comprar lá fora. Aqui é impraticável. Um combo
Futaba 401 + Servo digital 9254 aqui no Brasil você vai achar em torno
dos 700 reais, enquanto lá fora isso sai em torno de 190 dólares. É
diferença demais a meu ver.

Claro que pra aviao não há necessidade de um gyro desse calibre. O 401 é um gyro
excelente pra helis, muito preciso e que hoje eu considero o melhor
custo/benefício do mercado, mas pagar aí 180 dólares no conjunto ou 130
só no gyro eu acho demais até porque você raríssimamente vai usar ele em Heading Hold como expliquei. Pra isso eu compraria um gyro mais "meia boca" como um da Align, que custa aí em torno dos 50 dólares lá fora e já vai fazer bem o serviço.

A única coisa a se atentar antes de comprar um Gyro é ver se ele tem ganho remoto. Ganho é a "sensibilidade" do gyro.
Pouco sensível e ele não vai segurar o avião na posição. Muito sensível
e ele vai fazer o avião tremer, pois vai "corrigir a correção". Em um gyro
com ganho remoto você controla essa sensibilidade pelo rádio, podendo
fazer ajustes em vôo. Se não tiver ganho remoto você tem que ajustar
num potenciômetro, decolar, testar.. se ainda estiver ruim tem que
pousar, mexer no potenciômetro, decolar e testar... e repetir isso até
ficar bom. É uma trabalheira danada.

Se vocês quiserem colocar num treinador, planador ou avião crítico pra decolagem/pouso um gyro baratinho dá conta do trabalho...

...
No caso dos ailerons com dois servos um gyro
só basta, mas infelizmente você vai ter que usar um cabo Y, pois a
grande maioria dos gyros (que são pra helis) só têm 1 canal, então você
vai perder os mixes de Flaperon, Spoileron e quaisquer outros que usa.

Existem
alguns gyros específicos pra avião, como o Futaba GYA352, que tem dois
eixos ao invés de um (aileron e profundor, ou leme e profundor) ao
invés de um só, que permite que se mantenha os mixes, mas esses são bem
difíceis pra se encontrar. Há uns bons 2 anos que não os vejo na
prateleira e são BEM mais caros (algo em torno de 280 dólares)...

...No caso dos helis, o leme vai no canal 4 e o ganho no canal 5. No caso
de aviões você vai ter que achar um canal livre e controlar ele por
Endpoints se seu rádio não tiver um menu específico pra Gyros.
É bem simples de configurar...

...Não pensem que vai funcionar em 4YF porque não vai.
Tem que ter pelo menos 1 canal livre E poder controlar gyro.
Alguns rádios tem menus específicos pra Gyro
(geralmente os computadorizados de boa qualidade), outros não têm e aí
vc pode controlar por endpoint, mas o fundamental é consultar se seu
rádio suporta gyros ou não, pra não gastar grana à toa.

Na linha Futaba acima do 6E acho que todos já aceitam...

...Vale a pena ?? Claro que sim ... depende apenas do gosto do freguês .

Pq
ligar e desligar - Pela sensibilidade . Apesar dele só atuar em
manobras não comandadas , lá em cima o causo é diferente . Imagine a
situação de vc fazendo uma curva para a esquerda com ailerons , leva um
vento que jogue a cauda para a área interna da curva ... não
atrapalharia muito , acentuaria a curva ... mas e se o gyro comanda leme para a direita para compensar ... ?? Vai abaixar o nariz e tender a snap .... uia ...

Para
vôo normal vc não precisa dele . Para manobras no eixo da pista por
exemplo , pode ser muito interessante . Para decolar aviões críticos de
bequilha , é lindo .

Para fazer torque-roll (eu não gosto da manobra)... ajuda pacas...

1) Se você gosta de um vôo mais estável vale a pena sim.. eu acho que
pelo preço atual dos gyros compensa até que seja só pra experimentar.
Ventos de través que tanto afligem pousos são muito atenuados com o uso
de um gyro em modo normal. Você vai poder voar em ventos nos quais o modelo não voaria sem o gyro, ou pelo menos não sem ter que ficar corrigindo toda hora.

2) Ligar/Desligar o gyro na verdade é passar ele entre o modo Heading Hold, Normal e desligar o Gyro.
Como eu disse, o modo normal só é usado em vôo de circuitos, enquanto o
Heading Hold ajuda na decolagem e no torque roll.. e em algumas
situações específicas talvez você precise desligar completamente o gyro (uma vez na Aerobello voamos um jatinho elétrico com gyro mas ele começou a ficar muito arisco. Foi necessário desligar o Gyro
pra poder descer o jatinho). É importante você poder alternar entre
esses 3 modos para cada situação diferente de vôo. Claro que se você
não faz torque roll e seu avião não é crítico na decolagem, você não
precisa de heading hold... mas vai depender do uso que você quiser.

3)
Ele interfere SIM nas manobras quando em Heading Hold porque em algumas
manobras você precisa que o avião continue o movimento por inércia,
enquanto o Gyro
acabaria com isso. Pra exemplificar, supondo que seu avião esteja
subindo a 45 graus e você pare de cabrar. Normalmente o avião
estabiliza naquela altura depois de um tempo. Com o Gyro ele vai continuar subindo em 45 até você picar ele pra estabilizar...


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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Raoni em Sex 25 Abr 2008, 10:45

Rodrigo, no meu treinador eu tinha um giro que quando eu estava aprendendo em dias de muito vento eu ligava o giro pelo radio e pousava com segurança, isto me trazia um conforto maior, pois toda vez em que eu me sentia desconfortavel para pousar ou se eu fizesse qq manobra e nao conseguisse estabilizar o aviao eu ligava o giro q ele fazia isto pra mim. Os mais tradicionais vao dizer que com isso vc nunca irá aprender a voar, que o gira vai fazer tudo por vc, mas eu aprendi e gostei de ter este giro enquanto eu estava aprendendo, pelo simples fato psicológico deu saber q se eu perceber q vai dar droga, eu posso liga-lo e ficar mais tranquilo.
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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Rodrigo Gonzalez em Sex 25 Abr 2008, 11:00

E ele estava ligado em qual superfície de comando? Qual era o gyro?

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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Rodrigo Gonzalez em Sex 25 Abr 2008, 23:24

Senhores,

Estou insistindo no caso, gosto de bugingangas... vejam, existe a seguinte possibilidade:


...O Gyro que eu uso é semelhante ao 401; tem controle de ganho. É este
controle que define a sensibilidade do gyro. Se vc tiver uma chave 3
posições no seu rádio, pode definir AVCS , 80% e desligado por exemplo... se tiver só 2, melhor deixar uma desligado e outra 90% . É este
controle de sensibilidade que vai determinar o comportamento do leme em
ua curva ... ; se estiver em AVCS (ninguém recomenda para aviões) , ao
mínimo desvio ele vai tentar corrigir ...


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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Raoni em Seg 28 Abr 2008, 09:44

Na verdade, o que eu usava nao era BEM um gyro, e sim uma coisa parecida, era o Co-Pilot Flight Stabilization System, ele funciona monitorando via infravermelho a temperatura da terra e do céu, assim ele estabiliza o avião mantendo-o sempre centralizado, a chave liga e desliga eu configurei para o canal 5 do meu rádio.

mais informações: http://www.helihobby.com/html/co_pilot_cpd4_classic.html
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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Rodrigo Gonzalez em Seg 28 Abr 2008, 10:39

Raoni,

Este sistema é semelhante, mas pelo que pude ver mais arisco, a ponto de tornar as correções desnecessárias... O Gyro, por ter 3 tipos de configuração, que inclusive podem ser alteradas pelo rádio, e além da possibilidade
de ser utilizado em somente um único canal, me pareceu mais interessante.
Quer dizer que irei utilizar um? Não necessáriamente, acho que o mecanismo, a tecnologia está aí para ser "desfrutada". Talvez num médio prazo compre um para testes.
Na verdade o tópico foi aberto para discussão...
Opinem aê!

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Re: Gyro em Aviões

Mensagem por Raoni em Seg 28 Abr 2008, 11:35

Rodrigo,
Este sistema não é arisco não, você pode calibrar ele pra que ele faca movimentos grandes ou pequenos, eu tinha isso no meu Treinador, e ele funcionava muito bem movendo os ailerons e o profundor, e com a opcao do liga e desliga, só ligava quando eu queria, deixando o avião livre para quando queria fazer qq tipo de manobra. Este equipamento foi muito util enquanto estava aprendendo, pois em dias de muito vento na hora do pouso ou quando me sentia em "apuros" eu simplesmente ligava ele e o aviao nivelava.
Concordo que o gyro é muito mais sofisticado e te da mais opções, mas para quem ta comecando e deseja algo q funcione com a finalidade que eu estava usando este equipamento é perfeito, testado e aprovado! Wink ....

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Re: Gyro em Aviões

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