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Inversor Aileron - Leme
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Inversor Aileron - Leme
Olá pessoal,
Antes de mais nada, quero pedir desculpas por ter postado esse assunto ontem (26-08-11) e como já estava próximo da minha saida para o trabalho, percebi que havia um erro no esquema elétrico (desenho) e para não ter problemas maiores, resolvi retirar o post. Agora com tempo, refiz o desenho e aqui está.
Vamos ao problema.
Tirando os rádios novos (com tecnologia de programação embarcada), alguns antigos como o meu Futaba 6VA, possuem o recurso de mixar aileron-profundor (elevon) e flaperon, isso é ideal para
asas e afins. Entretanto quando queremos montar aeronaves V-tail, não existe mixagem para leme-profundor. A saida seria comprar um mixador ou fazer um mixer mecânico mas para quem não quer
comprar/fazer o mixer, não pode ou outro motivo, a saida é modificar o rádio.
Custo: R$ 2,50 chave dois polos duas posições (alavanca ou H-H)
Como tenho um V-Tail e sempre tive que usar o "V" somente como profundor (sem espaço para o mixer mecânico), isso me impede de fazer certas manobras de correção que necessitam de leme.
Então resolvi acrescentar uma chave no rádio para inverter Leme com Aileron quando estiver usando a função elevon. Porque ?
Quando está mixado (função elevon), tudo fica no stick da direita e o aileron teria que ser usado com o canal 4 (leme) e cá pra nós, aileron na esquerda ninguém merece.
No caso de configuração normal (leme esquerda e aileron e profundor na direita), basta desativar a mixagem e mudar a chave extra de posição. Simples.
Montagem:
A ideia é pegar o fio central dos potenciômetros, já que os outros são comuns às funções e inverter apenas o sinal do central.
Sendo assim, vamos às fotos e ao esquema.
Esquema elétrico
Preparação da chave (corte dos terminais) - usar uma chave 2 pólos x duas posições (H-H)
Dependendo do local de instalação, deve-se cortar os terminais para que não fiquem encostando na placa
Primeiro passo no rádio é a identificação dos eixos (leme e profundor)
Identificação do cabo de controle. Não sei se as cores são as mesmas para todos os rádios, o ideal é identificar o fio
que vai ao centro do potenciômetro, no meu rádio é o azul e o amarelo.
Passagem dos cabos
Posição da chave extra
Final
Essa chave do lado esquerdo, não tem nada a ver com essa montagem. Ela serve para desligar o módulo 2.4gHz
quando eu estou usando o simulador.
Fiz os testes aqui em casa e funcionou tranquilamente, no final de semana testarei em campo (voo) e depois volto aqui para dar o veredicto.
Lembrando que qualquer modificação no sistema de voo/rádio, faça por sua conta e risco, não me responsabilizo por danos que possa acontecer. Qualquer modificação no rádio, perde imediatamente qualquer garantia de fábrica.
Quaisquer dúvidas, postem aqui ou conversem comigo na pista do Calhau
Abraços a todos.
Nota: No momento da montagem/fotos, a única chave que eu tinha disponível em casa, era a H-H (fotos). No dia seguinte, comprei uma de alavanca e troquei, pois ficaria igual às já existentes no rádio. Essa mudança não altera em nada a configuração elétrica proposta aqui, só muda a disposição física da chave.
Antes de mais nada, quero pedir desculpas por ter postado esse assunto ontem (26-08-11) e como já estava próximo da minha saida para o trabalho, percebi que havia um erro no esquema elétrico (desenho) e para não ter problemas maiores, resolvi retirar o post. Agora com tempo, refiz o desenho e aqui está.
Vamos ao problema.
Tirando os rádios novos (com tecnologia de programação embarcada), alguns antigos como o meu Futaba 6VA, possuem o recurso de mixar aileron-profundor (elevon) e flaperon, isso é ideal para
asas e afins. Entretanto quando queremos montar aeronaves V-tail, não existe mixagem para leme-profundor. A saida seria comprar um mixador ou fazer um mixer mecânico mas para quem não quer
comprar/fazer o mixer, não pode ou outro motivo, a saida é modificar o rádio.
Custo: R$ 2,50 chave dois polos duas posições (alavanca ou H-H)
Como tenho um V-Tail e sempre tive que usar o "V" somente como profundor (sem espaço para o mixer mecânico), isso me impede de fazer certas manobras de correção que necessitam de leme.
Então resolvi acrescentar uma chave no rádio para inverter Leme com Aileron quando estiver usando a função elevon. Porque ?
Quando está mixado (função elevon), tudo fica no stick da direita e o aileron teria que ser usado com o canal 4 (leme) e cá pra nós, aileron na esquerda ninguém merece.
No caso de configuração normal (leme esquerda e aileron e profundor na direita), basta desativar a mixagem e mudar a chave extra de posição. Simples.
Montagem:
A ideia é pegar o fio central dos potenciômetros, já que os outros são comuns às funções e inverter apenas o sinal do central.
Sendo assim, vamos às fotos e ao esquema.
Esquema elétrico
Preparação da chave (corte dos terminais) - usar uma chave 2 pólos x duas posições (H-H)
Dependendo do local de instalação, deve-se cortar os terminais para que não fiquem encostando na placa
Primeiro passo no rádio é a identificação dos eixos (leme e profundor)
Identificação do cabo de controle. Não sei se as cores são as mesmas para todos os rádios, o ideal é identificar o fio
que vai ao centro do potenciômetro, no meu rádio é o azul e o amarelo.
Passagem dos cabos
Posição da chave extra
Final
Essa chave do lado esquerdo, não tem nada a ver com essa montagem. Ela serve para desligar o módulo 2.4gHz
quando eu estou usando o simulador.
Fiz os testes aqui em casa e funcionou tranquilamente, no final de semana testarei em campo (voo) e depois volto aqui para dar o veredicto.
Lembrando que qualquer modificação no sistema de voo/rádio, faça por sua conta e risco, não me responsabilizo por danos que possa acontecer. Qualquer modificação no rádio, perde imediatamente qualquer garantia de fábrica.
Quaisquer dúvidas, postem aqui ou conversem comigo na pista do Calhau
Abraços a todos.
Nota: No momento da montagem/fotos, a única chave que eu tinha disponível em casa, era a H-H (fotos). No dia seguinte, comprei uma de alavanca e troquei, pois ficaria igual às já existentes no rádio. Essa mudança não altera em nada a configuração elétrica proposta aqui, só muda a disposição física da chave.
Re: Inversor Aileron - Leme
Olá pessoal,
Estou de volta da pista, feliz e triste. Feliz porque a chave inversora funcionou perfeitamente, o B2 voo que foi uma maravilha, o leme mixado respondeu perfeitamente e pousei sem problemas. Fazer aproximação e correções com leme é outra coisa.
Como havia falado no post anterior, troquei de chave para que ficasse igual às chaves já existente, vejam como ficou a nova chave e o posicionamento. Observem que coloquei duas marcas "N" para indicar modo normal, isto é, aileron e leme nos respectivos stikcs e "V" para indicar V-tail, quando inverte o leme e o aileron.
Chave inversora
Triste porque logo no segundo voo, ao arremessar, não percebi que a chave do mixer (original do rádio) estava desligada, resultado, fiquei sem profundor. Como não percebi, já sabem o resultado né...
Esta a chave nojenta, ela é muito fácil de desligar acidentalmente. Tenho que encontrar uma forma de colocar uma trava de segurança.
Chave elevon on-off
Estou de volta da pista, feliz e triste. Feliz porque a chave inversora funcionou perfeitamente, o B2 voo que foi uma maravilha, o leme mixado respondeu perfeitamente e pousei sem problemas. Fazer aproximação e correções com leme é outra coisa.
Como havia falado no post anterior, troquei de chave para que ficasse igual às chaves já existente, vejam como ficou a nova chave e o posicionamento. Observem que coloquei duas marcas "N" para indicar modo normal, isto é, aileron e leme nos respectivos stikcs e "V" para indicar V-tail, quando inverte o leme e o aileron.
Chave inversora
Triste porque logo no segundo voo, ao arremessar, não percebi que a chave do mixer (original do rádio) estava desligada, resultado, fiquei sem profundor. Como não percebi, já sabem o resultado né...
Esta a chave nojenta, ela é muito fácil de desligar acidentalmente. Tenho que encontrar uma forma de colocar uma trava de segurança.
Chave elevon on-off
Re: Inversor Aileron - Leme
Olá pessoal, bom dia !
Depois de concluir a nova fuselagem do B2, resolvi o problema da chave do mixer (aqueeeela).
Comprei um conector Sindal nº 710 (para 600V r 60A), fiz um corte oblíquo de forma a ficar como calço, impedindo de mover para trás.
Fotos...
Agora só se cair um paralelepípedo em cima para mover para trás, mesmo assim é capaz de quebrar o rádio e a chave ficar fixa.
Depois de concluir a nova fuselagem do B2, resolvi o problema da chave do mixer (aqueeeela).
Comprei um conector Sindal nº 710 (para 600V r 60A), fiz um corte oblíquo de forma a ficar como calço, impedindo de mover para trás.
Fotos...
Agora só se cair um paralelepípedo em cima para mover para trás, mesmo assim é capaz de quebrar o rádio e a chave ficar fixa.
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