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Mensagem por paulo sousa Seg 26 maio 2008, 18:39

Para iniciantes recomendamos os seguintes motores:

-CB 46 RC ABC Rolamentado (Baixo custo é rolamentado abc e se consegue as peças rapidamente)


-Thunder Tiger GP 42 Embuchado (Fácil regulagem, baixo custo um dos motores embuchados com maior vida útil)

-JBA 40 ABC Rolamentado (Baixo custo excelente qualidade das peças, se igualando aos OS)

Os Rádios Controle

Uma rápida idéia dos componentes e do funcionamento do rádio.

Ao contrário do que se possa pensar, o rádio não é apenas aquela caixinha que se segura com as mãos. O rádio é um conjunto decomponentes, que são basicamente o transmissor (a tal caixinha), o receptor (que vai dentro do aeromodelo), as baterias do transmissor e do receptor e os servos. Quanto ao funcionamento, o transmissor emite o sinal de rádio freqüência, que é interpretado.

pelo receptor e repassado para o servo do canal correspondente, os comandos dados no transmissor são reproduzidos pelos servos proporcionalmente iguais. Para um aeromodelo básico para iniciantes se recomenda o uso de 4 canais e em 90% dos casos se utilizará somente um servo para cada canal.



Tanto a bateria do transmissor como do receptor são recarregáveis. Devem ser carregadas na noite anterior ao dia do vôo durante 15 horas (este tempo pode varias conforme o tipo de carregador é bom consultar o manual do seu rádio). Quando acende a luz no carregador é sinal de que a bateria está sendo carregada, são duas, uma para o Transmissor e outra para o Receptor, sua função é de apenas indicar que está carregando, ao final do tempo de carga você deve desligar o carregador e imediatamente desconecta-lo das baterias para que desta forma as mesmas não descarreguem.



Os rádios 4 canais possuem 2 sticks, o da esquerda com os movimentos laterais controla o leme e com o movimento para frente e para trás comanda o acelerador, o stick da direita, com os movimentos laterais controla os ailerons das asas e com o movimento para frente e para trás comanda o profundor (puxando o avião sobe e empurrando o avião desce) o ato de puxar o stick do profundor chamamos de cabrar e o de empurrar chamamos de picar ou espetar.Junto aos sticks (em baixo e ao lado deles) tem umas pecinhas móveis, são os trimers, que servem para regular (trimar) o avião, caso ele esteja com tendências de não voar em linha reta, com os trimers se consegue obter um vôo mais constante. Cada comando (acelerador, leme, profundor e ailerons) possui seu próprio trimer,daí porque no rádio 4 canais são quatro trimers ao todo.





No rádio há também a entrada para o fio que vem do carregador de bateria e a entrada para o cabo treinador. O cabo treinador tem a função de ligar o transmissor do aluno ao transmissor do instrutor. O controle é passado de um transmissor para outro se acionando uma chave ou botão. Desta forma se o aluno se perder o instrutor consegue recuperar o modelo com facilidade (na maioria dos casos).

Dentre as marcas existentes no mercado temos recomendado o rádio FUTABA, pois além de ser um bom rádio, mundialmente conhecido, é o que possui mais peças de reposição. Os rádios podem ser AM (já obsoletos), FM ou PCM. Os rádios AM estão sendo abandonados, pois que estão mais sujeitos a interferência no sinal. A grande maioria dos aeromodelistas utiliza hoje o rádio FM.

governamentais destinaram cinqüenta faixas na freqüência 72Mhz. A freqüência do rádio é determinada pelo par de cristais (um cristal no transmissor e outro no receptor).Ouve-se muito de interessados em iniciar-se no aeromodelismo que irão já adquirir um rádio 6 canais computadorizado, pois que não querem mais tarde ter de trocar, isso é um erro, primeiro porque, conforme já dito, o iniciante deve iniciar com o que é mais barato (desde que bom). Uma razão para não se iniciar com o rádio 6 canais é que o seu manuseio é bem mais complexo. E que experiências mostraram que quem começa com rádio 4 canais comum, aprende muito mais rápido a pilotar e a manusear todo o equipamento, pois que nos rádios computadorizados se usam os recursos de ajustes digitais ao invés dos mecânicos que são essenciais para o aprendizado e em muitos casos para um bom vôo.

Para os iniciantes recomendamos controle da Futaba 4 Canais FM com 4 Servos Standard.



Acessórios Básicos

Há questão de alguns anos atrás, o pessoal fazia seu próprio combustível comprando os componentes nas Químicas e até em farmácias. Hoje se indica comprar o combustível pronto e já misturado nas lojas de modelismo. É que a diferença no preço se tornou muito pequena. De uns tempos para cá se difundiu a utilização de pelo menos 10% de nitrometano no combustível. Esses combustíveis que já vem prontos, praticamente todos contem um percentual de nitrometano. Essa substância confere mais estabilidade e rotação aos motores.



Porque comprar Combustível Nacional ?

Primeiramente porque os combustíveis importados passam por um longo processo de estocagem, veja:As matérias primas são produzidas e estocadas, em seguida após serem estocadas são vendidas as fábricas, que por sua vez fazem as misturas e invasão os combustíveis, estes que ficam estocados nas fábricas até serem vendidos para os importadores brasileiros, até chegar no Brasil fazem uma longa viagem de navio, ficam presos por meses no porto, em seguida seguem para as centrais de distribuição, onde novamente ficam estocados, por sua vez são vendidos as lojas, onde ficam na prateleira a espera de um comprador por mais algumas semanas ou meses, por fim você cliente compra o combustível já com uma certa idade de fabricação, abre o galão usa um ou dois tanques e ai deixa algum tempo parado e quando vai usar percebe que o combustível ou ficou exposto aos raios UV, ou pegou umidade e ai não presta mais, pois não tinha resistência a estes erros por já ter muito tempo

de fabricação.





Os Combustíveis Nacionais

Estes por sua vez, utilizam os mesmos componentes dos importados, mais são salvos do longo processo de importação e estocagem nos importadores, pois são vendidos fresquinhos diretos da fabrica para as lojas, um combustível que indicamos hoje que é de excelente qualidade superior aos importados e que vem se destacando muito no mercado nacional é o MK Model Fuel.



A Batería NI-Starter

Batería de Partida ou Aquecedor de Vela, serve para dar a partida no motor. Sem ela não dá para ligar o motor. Sua função é deixar a vela incandescente. Depois que o motor pega, a bateria ni-starter já pode ser retirada de cima da vela, pois que as explosões dentro do cilindro se encarregam de manter a incandescência da vela.



O Starter ou Roto-Starter

É um aparelho que é ligado a uma batería 12 volts, servindo para dar a partida no motor sem a necessidade de usar as mãos. Não é indispensável, pois que os motores podem ser ligados manualmente (mas nunca utilize os dedos, pois que o motor pode dar um contra - utilize um bastão de preferência com a ponta emborrachada para não estragar a hélice).



Borrachas

São para fixar as Asas e Trens de Pouso, os melhores treinadores para iniciantes utilizam sistema de fixação das asas com borrachas, e sempre bom ter umas 30 em mãos, pois o óleo e a sujeira fazem com que elas se deteriorem muito rapidamente.





Bomba de Abastecimento

Bomba manual ou elétrica, utiliza para levar o combustível do galão até o tanque do aeromodelo.Á alguns outros acessórios muito úteis para se utilizar no campo, mas se você já tiver o material citado aqui já conseguirá voar, pois que nos campos de modelismo sempre haverá um colega disposto a lhe ajudar, afinal você estará entrando pra uma grande comunidade de amigos e colaboradores. Se ao ler todas as nossas dicas, você ainda tiver dúvidas entre em contato conosco.

Todos os Direitos Autorais Reservados a Hobby FIRE .:. Aeromodelismo e Automodelismo .:. www.hobbyfire.com


CLUBE DE AEROMODELISMO DE SANTA INÊS-MA
TREINAMENTO E MONTAGENS

LOCAL: AEROPORTO JOAO SILVA-SANTA INÊS-MA
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Mensagem por Ruan Alberto Seg 26 maio 2008, 22:46

O texto é bem informativo, porém, discordo completamente que os motores JBA tenham peças excelentes que possam ser comparadas aos motores O.S.. Sinceramente os motores JBA estão anos-luz atrás dos O.S..
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Mensagem por Rodrigo Gonzalez Qua 28 maio 2008, 18:35

Ruan Alberto escreveu:O texto é bem informativo, porém, discordo completamente que os motores JBA tenham peças excelentes que possam ser comparadas aos motores O.S.. Sinceramente os motores JBA estão anos-luz atrás dos O.S..

Concordo com o Ruan e vou além, se o motor for comprado fora do Brasil, o custo fica bem próximo... Wink
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